Pólos do Projeto

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA:
A história da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima teve início no dia 08 de dezembro de 1952, com o cruzeiro (foto ao lado) que,por iniciativa do padre Aleixo Monteiro Mafra, fora carregado de São Miguel até um terreno doado, local onde hoje está instalada a paróquia.
No dia 10 de março de 1957, o mesmo padre Aleixo inaugurava a primeira capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima.
Em 1968, o padre André Anesa terminava a construção da igreja, em substituição à antiga capela, insuficiente para acolher o número sempre crescente de fiéis, mesmo com a construção da capela de São José. Em 18 de junho de 1968 a comunidade de Nossa Senhora de Fátima foi elevada a paróquia, tendo como primeiro pároco o padre André.
Em 1973, no tempo do padre Emílio Falco, pároco desde 1070, foi feito o piso. Em junho de 1978 foi nomeado pároco o padre José Vicente Vaño Belda e, emfevereiro de 1984, o padre Paulo Roberto Cavalcante.
Em 23 de maio de 1986, assume a paróquia o padre Vicente Frisullo, da Ordem da Santíssima Trindade. Entre outras atividades promove a construção das capelas de Nossa Senhora Aparecida, Santíssima Trindade, Santo Agostinho, a ampliação da capela de São José e, recentemente, a construção da comunidade Bem Aventurado José Allamano. Em 10 de maio de 1999, num gesto ousado, dá início aos trabalhos de demolição. Um novo templo é erguido e, em 10 de dezembro de 2000, Ano Jubilar dedicado à Santíssima Trindade, foi celebrado a dedicação do novo templo, com a presença de Dom Fernando Legal, SDB, bispo diocesano.



COMUNIDADE SÃO JOSÉ:
A origem:
A grande devoção dos cristãos para com São José está fundamentada nas Sagradas Escrituras e Sagrada Tradição, portanto é com realismo que São José é reconhecido e invocado como modelo de pai, operário, protetor da Sagrada Família e da grande Família de Deus que é a Igreja. Embora na Bíblia pouco se fale sobre a figura de São José, o que nos é comunicado testemunha com clareza seu papel indispensável á missão do Cristo.
Homem justo, trabalhador, silencioso e com fé, tornou suficientemente trabalhado pelas mãos do Oleiro Divino, a ponto de ser constituído elo entre o Antigo e o Novo Testamento e conferir a Jesus a linhagem de Davi, a qual somente foi possível porque São José acima de tudo foi homem de fé e coragem, como atesta-nos São Mateus: “José, filho de Davi, não temas receber Maria como esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo” e “despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa”.
Na última aparição em Fátima a 13 de outubro de 1917, os videntes contemplaram um espetáculo muito belo. Quando Nossa Senhora desapareceu, surgiu como um quadro a Sagrada Família. Á direita estava Nossa Senhora, vestida de branco com um manto da cor do céu e o rosto resplandecente que o sol; á esquerda, São José com o Menino Jesus, no ato de abençoar o mundo. Eis o lugar de São José no céu, entre Jesus e Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário