quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CAMINHANDO: Núcleo de Educação e Ação Social

Histórico

O Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social é uma Instituição Filantrópica fundada em 16 de dezembro de 1989 que tem como Missão: “Facilitar a inclusão social e o desenvolvimento de pessoas com deficiência, por meio da educação e da cultura”, jovens e adultos, advindos da comunidade em geral.

Para iniciar suas atividades o Caminhando reformou um prédio antigo, situado na Rua Manoel Caldeira, 122, no Jardim Colonial, com o apoio de um mutirão dos pais de seus primeiros alunos beneficiários da Instituição. Já em 1991, novamente com um grupo de pais, reivindicou junto à Prefeitura Municipal de São Paulo uma área para construção de uma sede mais adequada às demandas de seus Projetos Sócioeducacionais.

Realizou-se, então, um abaixo assinado colhendo cinco mil assinaturas que, entregue à Prefeita Luiza Erundina em uma de suas Reuniões de Audiência Pública, obteve a aprovação da concessão da área na qual foi construído o atual prédio da Instituição. Ação realizada também por meio de mutirão de pais, familiares e comunidade.

Como ferramenta de inclusão social de jovens com deficiência, a Instituição desenvolveu o Programa de Iniciação Profissional, visando promover de forma eficaz a Educação para o trabalho destes jovens, sua inclusão no mercado de trabalho e, conseqüentemente, a melhoria de sua qualidade de vida.

Desde o inicio de suas atividades, o Caminhando estendeu seu atendimento Sócioeducacional às famílias de seus beneficiários, visando favorecer a melhoria das relações familiares e a atuação destas como agentes e sujeitos no processo de inclusão social de seus filhos com deficiência.

Ao longo de seus vinte e dois anos de existência, o Caminhando tem construído, junto à sociedade e às pessoas com deficiência, uma história real de inclusão social. Pautado em valores como Respeito à diversidade e Solidariedade o Caminhando tem perseguido seus objetivos e aperfeiçoado seus Projetos Sócioeducacionais, cumprindo assim, sua Missão.

saiba mais em:
http://www.caminhando.org.br/index_2.php?link=historico

Nenhum comentário:

Postar um comentário